CURA

O Crescimento Limpo promove, através do projeto CURA, acesso a serviços de saúde e inclusão social para bairros mais vulneráveis de Itu.

O CURA começou como um grande mutirão de saúde anual, onde durante uma semana de julho várias especialidades médicas oferecem gratuitamente seus cuidados à comunidade. Durante cinco anos a campanha aconteceu na Cidade Nova, e depois, em 2014, transferiu seu foco de atenção e atuação para a Vila Progresso.

A campanha continua reunindo voluntários médicos, dentistas e outras especialistas da saúde, visando facilitar o acesso a atendimentos e cuidados médicos por vezes tão negligenciados ou distantes da população como um todo.

Em 2016, o mutirão anual continua no mesmo local, e acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho, na Escola Municipal Olga Benário Prestes. Acompanhe mais informações e saiba como se voluntáriar na página: facebook.com/cura.brazil.nonprofit/.

Além da campanha, para encorajar o desenvolvimento social de crianças e adolescentes da Vila Progresso, começamos também em 2014 a realização de encontros e reuniões semanais. Nesses encontros, desenvolvemos conversas sobre vários tópicos sociais, atividades práticas e excursões divertidas. Nosso alvo é desenvolver vínculos saudáveis para esses jovens, dando a eles padrões de vida em que possam se espelhar. Esperando que assim esses jovens venham a escolher e manter caminhos de alto caráter.

E em janeiro de 2016, começamos um novo programa de atuação contínua do CURA, chamado “Adote um Sorriso – 50×50”. Em que 50 pessoas podem, através de uma doação de 50 reais mensais, financiar o tratamento odontológico de alguém sem as condições de custeá-lo. A ideia é promover atendimento odontológico continuado para as crianças e jovens da Vila Progresso. E depois tentar estender o programa para outras pessoas e lugares carentes desse tipo de assistência.